Oficinas



Serão oferecidas as seguintes oficinas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, regência coral, técnica vocal, teclado e violão. Estas oficinas serão realizadas de segunda-feira (dia 25/07) à sexta-feira (dia 29/07), sempre das 9:00 às 12:00, somando assim um total de 15 horas de atividade.


Além das oficinas, os alunos serão divididos em sete Práticas de Grupo, de acordo com a oficina escolhida e nível musical observado em breve currículo e vídeo disponibilizados na ficha de inscrição. Estas práticas acontecerão de segunda-feira (dia 25/07) à sexta-feira (dia 29/07) das 14:00 às 17:00. Desta forma os alunos terão 15 horas desta atividade. Estão previstas apresentações artísticas com estes grupos no intuito de apresentar os resultados alcançados no decorrer da semana. A seguir estão especificadas cada uma das sete Práticas de Grupo:

·      A Orquestra Sinfônica do Festival será regida pelo Maestro Linus Lerner. Seu repertório será constituído de músicas eruditas e adaptações de música populares de compositores nordestinos e brasileiros, selecionadas pelo maestro em parceria com a direção artística do festival. Esta orquestra será formada por alunos de cordas, sopro e percussão, assim como por alguns dos professores do evento. Pretende-se realizar o concerto desse grupo na noite de sexta-feira, dia 29/07.

·      Orquestra de Câmara: será regida pelo professor Jáderson Teixeira. O repertório será constituído por músicas específicas para esta formação e arranjos de músicas populares diversas, preferencialmente de compositores nordestinos ou brasileiros, selecionadas pelo maestro juntamente com a direção artística do festival. A Orquestra de Câmara será formada por músicos de cordas, sopros e percussão e atuará em sincronia com o Coral do Festival. Pretende-se realizar o concerto desse grupo na manhã do sábado, dia 30/07.

·       A Banda Sinfônica do Festival será regida pelos professores Leandro Libardi Serafim e Filipe Ximenes. O repertório será constituído por músicas específicas para esta formação e arranjos de músicas populares diversas, preferencialmente de compositores nordestinos ou brasileiros, selecionadas pelos maestros juntamente com a direção artística do festival. A banda será formada pelos músicos de sopro e percussão. Pretende-se realizar o concerto desse grupo na manhã do sábado, dia 30/07.

·      Camerata de Cordas do Festival será coordenada pela professora Liu Man Ying. O repertório será constituído por músicas compostas especificamente para essa formação ou por arranjos, privilegiando, se possível repertório de compositores nordestinos ou de outras regiões brasileiras. Pretende-se realizar o concerto desse grupo na noite da sexta-feira, dia 29/07, antes do concerto da Orquestra Sinfônica do Festival;

·      Coral do Festival será regido pela professora Izaíra Silvino. O repertório será constituído por composições e adaptações de músicas eruditas e populares brasileiras, em especial de compositores nordestinos. O coral será composto dos alunos inscritos nas oficinas de regência coral e técnica vocal e atuará juntamente com a Orquestra de Câmara do Festival, portanto se apresentará também na manhã do sábado, dia 30/07.

·      O Grupo de Violões do Festival será coordenado pelos professores Marco Túlio e Marcelo Mateus. O repertório será constituído de obras específicas para esta formação e também adaptações de músicas eruditas e populares. O grupo será formado pelos alunos inscritos na oficina de violões e se apresentará na sexta-feira, dia 29/07.

·      O Grupo de Percussão do Festival será coordenado pelo professor Descartes Gadelha. O foco do grupo estará nos ritmos brasileiros, em especial os relacionados a cultura nordestina e africana. O grupo será formado pelos alunos inscritos na oficina de percussão do festival, com exceção dos que estiverem participando das outras práticas de grupo. O grupo se apresentará na sexta-feira, dia 29/07.